Aprenda mais sobre nutrição e saúde capilar

Aprenda mais sobre nutrição e saúde capilar

No dia 31 de agosto comemoramos o Dia do Nutricionista e, sim: comer, de forma saudável, ajuda a cuidar da nutrição e saúde capilar.

Para trazer mais conhecimento para você, o Espaço Caracóis Cachos convidou a nutricionista Ariane Alves (CRN9 13942) para trazer algumas dicas para você cuidar bem de seus cabelos também por meio da nutrição.

Boa leitura!

Nutrição e saúde capilar

O cabelo é diretamente afetado quando há deficiências nutricionais (proteínas, vitaminas e minerais) sendo que uma nutrição insuficiente, influenciará de forma negativa o crescimento e estrutura do fio e cor do cabelo. Alguns nutrientes são importantes para a fase de crescimento (fase anágena) já outros, contribuem para desacelerar o processo de queda (fase telógena).

Assim, uma nutrição adequada irá contribuir diretamente na composição saudável dos fios, evitando cabelos opacos, sem brilhos e quebradiços, além de reduzir consideravelmente a queda acelerada dos fios.

Principais nutrientes para fortalecimento dos cabelos:

  • Ferro – sem ferro não há formação de hemoglobina, o que provoca falta de oxigênio para as células que compõem o folículo piloso. Quando o ferro no bulbo capilar está baixo, há uma dificuldade na manutenção dos fios na fase anágena (fase de crescimento do cabelo). Níveis baixo de 40 ng/dl, já contribuem para queda capilar!
  •  Zinco – importante para “construção” do fio de cabelo, sua deficiência inibe o crescimento, surgimento de fios brancos, quebradiços e finos.
  • Cobre – auxilia no fortalecimento e contribui para estruturação adequada dos fios. Contribui para a elasticidade e reduz o envelhecimento precoce dos fios.
  • Vitamina D – papel importante no ciclo folicular dos cabelos.
  • Polifenóis – favorece a microcirculação capilar, prologam a fase de crescimento (anágena)
  • Ômega 3 – ácidos graxos DHA e EPA – responsáveis por nutrir, conferindo brilho aos fios
  • Silício – melhora a qualidade do fio devido ao aumento do fortalecimento na estrutura das fibras capilares, deixando os cabelos mais resistentes às “agressões” do dia a dia.

Outros nutrientes importantes: vitaminas do complexo B, como a biotina (vitamina b7), vitamina A e os aminoácidos cisteína, lisina e metionina.

E, onde encontrar nos alimentos?

  • Ferro – feijões, com destaque para o feijão branco – maior quantidade dentre os feijões! No grão de bico, ervilhas e lentilhas, sementes de abóbora e quinoa, no espinafre e no brócolis. Além das carnes vermelhas.
  • Zinco – sementes de gergelim, abóbora e girassol, tofú. Além das fontes de origem animal como carnes vermelhas e ostras.
  • Cobre – cacau, nozes, gérmen de trigo, leguminosas e frutas secas. Também nos alimentos de origem animal (ostras, vísceras, carne vermelhas).
  • Vitamina D – Principalmente através da exposição solar, quando nosso corpo será capaz de produzir e armazena-la no organismo. Nos alimentos, a maior fonte são os óleos de fígado de peixes, e em baixas e variáveis quantidades, nos produtos de origem animal como manteiga, nata, gema de ovo e fígado.
  • Polifenóis – uva, maçã, jabuticaba, chá verde, cacau, alho, cebola.
  • Ômega 3 – sementes de chia e linhaça, peixes de águas profundas e geladas (salmão, atum).
  • Silício – cereais como aveia, centeio e arroz integral, avelã, feijão e broto de alfafa, além do famoso chá de cavalinha (Equisetum arvense).
  • Vitaminas do complexo B – leguminosas, abacate, levedo de cerveja, oleaginosas e vegetais verdes escuros (espinafre, couve, brócolis, agrião, dentre outros).
  • Vitamina A – cenoura, abóbora, mamão, manga, óleo de fígado, ovos e na gordura do leite.
  • Aminoácidos cisteína, lisina e metionina – nozes, sementes de girassol, carnes e ovos.

@arianealvesnutri
CRN9 13942

Fontes:
KRAUSE: alimentos, nutrição e dietoterapia/L.Kathleen Mahan, Sylvia Escott-Strump; [tradução Natalia Rodrigues Pereira… et al.]. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 3 v.il.; 28 cm

PUJOL, A. P. et al. Manual de Nutricosméticos: receitas e formulações para a beleza. Camboriú, SC: Ed. do Autor, 2012.

Fale com a gente quando quiser!

O Espaço Caracóis Cachos está sempre de braços e corações abertos para receber você! Conte com nossos melhores serviços para a saúde dos seus cabelos.

Aproveite e curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram para acompanhar nossas novidades e publicações!

Deixe uma resposta